Você sabe a importância da licença Microsoft original?

postado em: Microsoft, Segurança | 0

Seja em escritórios, fábricas, lojas, mercados, residências ou universidades, por exemplo, todos acabam utilizando algum produto da Microsoft. Contudo, grande parte desses usuários deixam de lado uma questão importante, a licença Microsoft original.

Embora as pessoas tenham conhecimento sobre a licença Microsoft, grande parte desconhece a extensão da licença. Dessa forma, é muito importante que você saiba que todos os produtos da Microsoft como Windows Server, Pacote Office e Visio, por exemplo, necessitam de licenciamento para serem utilizados.

O brasileiro é profissional em utilizar os produtos da Microsoft sem qualquer tipo de licença original. Mas saiba que além de ilegal, o usuário pode estar colocando a integridade de todo o sistema em risco, seja numa residência ou numa grande empresa.

Sendo assim, você sabe a importância da licença Microsoft original? Acompanhe para ficar por dentro dessa que é uma necessidade quando o assunto é integridade do sistema e desempenho profissional. Confira!

Saiba qual tipo de licença Microsoft original você precisa

Antes de mostrar os benefícios advindos de uma licença original, é importante conhecer os diferentes tipos de licenças.

Afinal, você precisa de um produto que atenda exatamente o que necessita, e por vezes as pessoas acabam gastando mais do que deveriam por falta de conhecimento. Acompanhe!

Tipos de Licenciamento

Existem três formas de adquirir uma licença Microsoft original. Por meio da aquisição de um novo PC feita diretamente com um fabricante OEM Microsoft, já com componentes e softwares pré-instalados.

Por meio de um revendedor certificado Microsoft no varejo ao adquirir produtos Microsoft. E por último, por meio de um Acordo de Licenciamento em Volume.

Ao utilizar uma licença Microsoft original o usuário tem a confiança de que os produtos têm o devido suporte, confiabilidade e no momento necessário, receberá atualizações críticas fundamentais.

Mas afinal, o que é uma licença?

De forma resumida, a licença de software te dá o direito legal de instalar, acessar, fazer uso, exibir, ou mesmo interagir com um programa específico de software.

Software pré-instalado em um computador (OEM)

Esse tipo de licença só é adquirido juntamente com algum tipo de produto. Portanto, ao comprar equipamentos como notebooks ou desktops ou servidores, por exemplo, em alguns casos, a licença já vem atrelada ao software instalado na máquina.

Uma licença OEM, de maneira geral, é a forma mais fácil e econômica para adquirir o licenciamento de sistema operacional Windows.

Licenciamento por volume

Quando dissemos acima, que algumas pessoas acabam gastando mais dinheiro do que o necessário, nos referíamos à escolha errada do tipo de licenciamento.

Existem três características do programa de Licenciamento por Volume, que você deve entender, para escolher o melhor método para sua organização. Dessa forma, confira as áreas a serem consideradas:

• O tipo da organização e sua dimensão;

• Os produtos a serem licenciados;

• A utilização dos produtos.

O licenciamento por volume pode ser adquirido em 4 formatos principais, conheça cada um deles:

Open License

Esse formato de licença é recomendado para empresas de pequeno e médio porte, que necessitam de 5 ou mais licenças de um software específico.

Nesse modelo de licença, as empresas podem gerenciar todas as informações de licenciamento por meio de um Centro de Atendimento de licenciamento por Volume (VLCS).

Open Value

A partir de uma demanda de 5 licenças ou mais, a empresa contratante está sempre em dia com a atualização de seus softwares. Dessa forma, a empresa ainda consegue realizar o pagamento das licenças de forma parcelada e anual.

Existe um Programa nesse modelo de licença chamado Software Assurance, onde são liberadas atualizações periódicas dos softwares.

Recomendado para pequenas e médias empresas, existe a possibilidade de realizar o pedido das licenças para âmbito corporativo. Essa alternativa barateia ainda mais o investimento.

Select Plus

Esse licenciamento por volume é recomendado para empresas de médio e grande porte. Portanto, empresas que necessitem de 250 licenças ou mais, podem se beneficiar desse formato de licença, pois seu preço é reduzido se comparado a outras licenças.

Quando utilizam essa licença, os usuários ainda recebem descontos em forma de preço por volume, pois conseguem adquirir aplicativos, servidores ou sistemas por meio do Select License.

Entreprise Agreement

Se sua empresa precisa de 250 licenças ou mais, essa é a licença mais indicada para grandes empresas. Além disso, ela permite a padronização da empresa com outros produtos Microsoft.

Com descontos especiais as empresas trabalham com diversos produtos como Office Professional, Core CALs (Client Access Licence) e Windows Professional, desde que respeitem o acordo de 3 anos de contrato.

Full Packaged Product ou Licenciamento de Caixa (FPP)

Se você está atrás de um licenciamento Microsoft original para sua casa, essa é a ideal para você.

Normalmente, é aquela comprada individualmente onde o usuário conta com manual, direitos de uso e mídia de instalação, podendo ser CD ou DVD.

Mesmo as microempresas podem utilizar esse tipo de licenciamento, pois é ideal para suprir as necessidades do dia a dia.

Licenciamento sob ofertas específicas

Via de regra, essa licença é direcionada para instituições como faculdades, escolas e órgãos do governo. Por sua vez, essas empresas adquirem os softwares com preços mais baixos e ofertas especiais.

Client Access Licence (CAL)

Se você possui uma rede local, é necessário que todos os computadores conectados à rede, tenham licenças de uso. É requerido que todo computador que funcione como servidor local, tenha a licença de uso de servidor.

Desse modo, para que o acesso de outros computadores a esse servidor seja feito de forma legal, é crucial adquirir uma CAL (Client Access Licence) ou Licença de Uso de Estação. Existe ainda um outro termo relacionado, é o CML (Configuration Management Licence) que desempenha o mesmo papel de uma CAL.

É importante frisar no fato de que, a CAL não é um produto, ou seja, ela é um direito de acesso aos serviços do software servidor.

Estabelecer a regularidade do ambiente

Assim como você viu até aqui, pode ser um desafio compreender as especificidades das licenças Microsoft. Portanto, é rotineiro que ocorram erros no Licenciamento do Windows, mas saiba que a Equipe Microsoft e Parceiros, estão sempre disponíveis para te ajudar.

Caso tenha sido vítima de um erro de licenciamento, fique tranquilo, pois são oferecidas formas simples e objetivas de reparo. Afinal de contas, as empresas tendem a agir de forma correta, mas existe a possibilidade de falta de conhecimento quanto ao licenciamento Microsoft.

Fique por dentro dos principais erros que podem acontecem com o licenciamento:

• Não saber distinguir uma atualização de uma licença completa;

• Confusão na hora de utilizar uma Licença por Volume ao instalar o Windows sobre uma licença Home Edition já em uso;

• Adquirir de forma não intencional um software inautêntico.

A importância da Licença Microsoft Original em 5 benefícios

Se você considerasse tudo que uma licença Microsoft original pode te oferecer, você nunca usaria uma versão paralela. Isso porque, uma das questões que mais agride os praticantes da licença ilegal, é a questão da segurança.

Conheça a partir de agora, alguns dos benefícios mais importantes e impactantes para quem utiliza a licença original da desenvolvedora Microsoft!

1 – Receba as atualizações em primeira mão

Se você contar o número de usuários que enfrentam problemas como travamentos, perca de informações e formatações do sistema, pode acabar perdendo as contas, pois é justamente isso que uma licença ilegal te oferece.

Por outro lado, quando você utiliza a original esses problemas ficam para trás. Além disso, para os usuários devidamente cadastrados e licenciados, a desenvolvedora oferece gratuitamente, pacotes de atualizações.

Portanto, você atualiza o sistema com as mais novas diretrizes, correções, reparo na segurança do sistema, entre outros. As empresas ganham em produtividade, pois criam o ambiente perfeito para que a equipe possa trabalhar e desempenhar corretamente suas funções.

2 – Transforme a performance da sua equipe

O que as empresas precisam para crescer atualmente? Alto desempenho, processos otimizados, agilidade na solução de problemas e máquinas que acompanhem tudo isso, não é mesmo?

Quando um computador roda com um software da Microsoft sem a licença original, ele não entrega nenhum desses benefícios. Pelo contrário, o sistema do computador fica lento e travando, ou seja, contramão do bom desempenho.

3 – Esteja assegurado com pacotes de segurança

Quer maior garantia de assegurar as informações que fluem diariamente em sua empresa? Adquirir uma licença Microsoft original é o primeiro passo. Dessa forma, a central de trabalho da empresa ou mesmo da sua casa, ficam protegidas 24 horas por dia.

Com pacotes liberados periodicamente, possíveis falhas são corrigidas e mais, arquivos que impedem ataques cibernéticos são instalados no seu computador ou mesmo smartphones e Tablets.

4 – Garanta a eficiência e produtividade

Quer garantir que o fluxo de informações da sua rede de dados, possa ser transmitida sem maiores problemas? Está procurando implementar uma gestão que traga produtividade e estabilidade para seu negócio?

Saiba que a falta de uma licença adequada pode influenciar negativamente nessa projeção. Qualquer tipo de problema no dia a dia empresarial, pode trazer resultados inapropriados para as boas práticas de negócios.

Tudo passa a ser possível quando você está devidamente protegido e dentro dos conformes legais.

5 – Tenha total suporte da desenvolvedora

Esse é um dos diferencias de contar com uma licença Microsoft original, o suporte especializado no cliente. Com profissionais instruídos para elevar o nível de utilização de seu software, você alcança o máximo que o produto pode te oferecer.

Solucione eventuais problemas de caráter técnico que certamente aparecerão, com uma equipe pronta para atender as suas necessidades. Seu sistema deu pane? Você já está desesperado, pois acha que perdeu todos os seus dados?

O técnico do suporte especializado pode sem dúvida alguma, recuperar seu trabalho elaborado ou mesmo os dados de negociações.

Evite fraudes e fiscalizações

Certamente você já viu alguma versão de Windows sem a licença original, não é mesmo? Se ninguém te dissesse que se tratava de uma cópia barata e ilegal, você talvez só perceberia a fraude, quando o sistema pedisse atualização.

Apesar de ser bem semelhante à versão original, em nada se compara em integridade de sistema e segurança. Pelo contrário, podem surgir problemas como notificações que trazem riscos e mais, uma fiscalização realizada pela própria Microsoft.

Somado a tudo isso, a vulnerabilidade a ataques cibernéticos que pode colocar todas as suas informações em risco. Como você resolveria algo dessa forma, se nem acesso ao suporte técnico tem?

Diante de todos esses benefícios e problemas originados pela ilegalidade, como alguém ainda consegue utilizar um software sem licença Microsoft original?

Sem contar que ainda existem diversos planos e tipos de licenciamento, que se adequam ao seu bolso e a sua necessidade.

Procure hoje mesmo por uma licença original e faça parte desse grupo que conta com serviços profissionais e legalizados. Vale ressaltar a importância de procurar um revendedor parceiro licenciado da Microsoft, que ofereça a extensão do suporte Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *