Quais os principais problemas de TI nas empresas

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Temos hoje um cenário ambíguo no setor tecnológico empresarial, pois ao passo em que as empresas aderem diferentes tecnologias, observamos também um despreparo e diferentes erros ocasionados pela imperícia e isso afeta a TI nas empresas.

É comum a falta de intimidade com os conceitos, técnicas e usabilidades das ferramentas da Tecnologia da Informação. Em vista desse gargalo presente nos negócios atuais, decidimos elaborar esse conteúdo informativo.

A ideia central aqui é apresentar os principais e mais corriqueiros problemas que acometem o setor de TI nas empresas. A partir disso é possível tomar as precauções adequadas para solucionar de imediato qualquer adversidade, confira!

Veja 7 problemas de TI mais usuais em uma empresa

São diversos os problemas que acontecem uma empresa, principalmente em seu setor tecnológico.

Afinal de contas, o Brasil ainda engatinha quanto à transformação digital e somente agora vemos a aceitação e adequação do chão de fábrica das empresas quanto à tecnologia. Em vista disso, é apenas normal assumir erros e falta de conhecimento. Acompanhe!

1 – Hardwares e softwares problemáticos

Pode parecer trivial, mas os hardwares e softwares ainda são um dos maiores causadores de perda de produtividade nas empresas. Isso acontece em sua maioria pela falta de atenção quanto às atualizações recorrentes que grande parte desses programas oferece.

Como recomendação, especialistas julgam fundamental a aquisição apenas de softwares licenciados e originais. Isso por si só já auxilia na prevenção, além disso, realizar constantes e periódicas manutenções preventivas e atualizações.

2 – Constantes perdas de dados e informações

Todos sabemos que um hardware ou uma máquina com defeitos é uma janela de potenciais perigos para os dados e informações da empresa. Nesse aspecto o TI nas empresas deve ser baseado em backups de dados automáticos e periódicos.

3 – Falhas grosseiras na segurança digital

Qual é o intuito de elaborar e implementar ações que protegem o setor de TI nas empresas? Sem sombra de dúvidas, é ampliar a proteção aos dados, não é mesmo? Para tanto, é preciso contar com mais do que apenas os avanços tecnológicos, pois sabemos também, que são passíveis de erros.

Integrar um Firewall e Proxy na navegação e filtragem dos dados transmitidos e recebidos, pode ser um diferencial para a segurança digital da empresa. Além disso, hoje em dia é possível aderir programas ou serviços de monitoramentos, bem como sistemas com criptografia avançada.

Quanto mais ferramentas atuarem juntas na proteção dos dados mais assegurada sua empresa estará.

4 – Ausência de Suporte Técnico de qualidade

Com toda tecnologia entrelaçada aos processos e operações da uma companhia, é primordial ter à disposição uma equipe para sanar problemas de imediato. Diferentes companhias visando a economia acabam abrindo mão desse recurso crucial.

Seja por meio da contratação de profissionais especializados ou mesmo através da terceirização de uma equipe, é recomendado ter ao seu lado para garantir que o TI nas empresas seja o mais aprimorado possível.

5 – Metodologia errada aos processos executados

Seja na área de TI, no setor de compras e vendas ou mesmo no RH, é essencial um planejamento e gerenciamento. Isso é complementado pela metodologia aplicada no desenrolar do planejamento prévio.

Com isso em mente, observamos diferentes empresas adotarem e seguirem apenas uma metodologia específica para os diferentes planejamentos. Contudo, seja por inexperiência ou na pressão do dia a dia, essa metodologia irregular pode prejudicar todo a execução de um processo.

Quando falamos do setor de TI nas empresas podemos assumir uma pequena margem para erros. Por conseguinte, se faz necessário desenhar um escopo preciso do que deve ser alcançado e acima de tudo, o que é necessário executar para que seja alcançado.

Envolver todas as partes presentes no projeto é um dos fatores que também auxilia na redução de problemas e erros entre os participantes.

6 – Deixar de capacitar e treinar os colaboradores

Você sabia que o sucesso do setor de Tecnologia da Informação não depende apenas dos colaboradores profissionais dessa área? Isso mesmo, é primordial que a gestão busque a capacitação dos colaboradores adjacentes e que atuam direta ou indiretamente aos processos de TI.

Apresentar os conceitos intrínsecos às boas práticas de TI, bem como realmente funciona na prática. Afinal, grande parte dos processos e operações de um negócio dependem de mais setores e isso demanda afinidade das práticas executadas.

7 – Estagnar-se diante à evolução tecnológica

Já parou para pensar em como um profissional que não se atualiza há mais de um ano, pode acompanhar a evolução das tecnologias e práticas inovadoras?

Assumir essa situação como normal é o mesmo que dizer que um dentista que terminou seus estudos há 10 anos, está igualmente capacitado a outro profissional que frequenta conferências e se atualiza em seus estudos, ou seja, é impossível.

Agora imagina essa situação em um ambiente onde a tecnologia de hoje está ultrapassada em um prazo de 6 meses! Portanto, é mais do que recomendado aplicar treinamentos, reciclagens e atualização profissional aos envolvidos.

E você? Com quais problemas relacionados acima sua empresa se identifica? Reforçamos a dica de procurar uma equipe especializada que pode facilitar e ampliar o desempenho do setor de TI nas empresas!

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