Investir na tecnologia da informação e suas vantagens

postado em: Dicas | 0

Já não há como falar em ambiente empresarial sem abordar a questão da tecnologia. Presente desde a concepção da ideia de um produto até mesmo no acabamento do mesmo, temos a tecnologia da informação como protagonista de um cenário cada vez mais otimizado.

Definida como o conjunto das soluções e atividades proporcionadas pelos recursos computacionais tecnológicos, que tem como objetivo propiciar a aquisição, armazenamento, acesso e gerenciamento, bem como a utilização das informações e dados por uma empresa.

Apesar de facilmente definido o termo TI, na prática sua variabilidade é tão grande que fica difícil mensurar sua real importância para um empreendimento.

Contudo, é fundamental utilizar os recursos de TI de forma inteligente, ou seja, por meio de ferramentas, soluções e sistemas, o gestor deve fazer das informações o aspecto que individualiza sua empresa no mercado.

Com o intuito de apresentar os benefícios de investir na tecnologia da informação, elencamos 5 vantagens importantes. Confira!

Tecnologia da informação: 5 vantagens de quem investe

É relevante compreender que não existe uma maneira certa que indique como utilizar as informações. Sendo assim, sua aplicação fica à cargo do segmento da empresa, situação do mercado e cultura organizacional, por exemplo.

1 – Elevação do nível de produtividade

Quando a empresa não dispõe de tecnologia em seus processos existe lentidão nas tarefas executadas. Somado a isso temos a operação manual das atividades, que por sua vez, reduz a produtividade da empresa.

Contudo, ao investir em uma equipe de TI que dispõe de tecnologia da informação de ponta, grandes resultados são alcançados. Por meio da automatização é viável polir os processos, bem como facilitá-los.

Os conceitos de TI se baseiam na coleta, manutenção e no manejo das informações, por isso, dispor de um departamento que visa atender à empresa é o ideal para ampliar a produtividade, pois agora existe estabilidade e seguridade.

2 – Aprimoramento da relação com os clientes

O mercado atual impõe às empresas a tomada de decisão mais assertiva quanto aos clientes. Em outros termos, o cliente é o foco e a empresa deve fazer de tudo para entregar a melhor experiência possível a ele.

Mas como ser eficaz nesse cenário se não houver qualidade e adequação do setor de TI da empresa? Se levarmos ao pé da letra, a melhora na relação com os clientes é um dos maiores benefícios em investir na tecnologia da informação.

Para reforçar ainda mais essa afirmação reunimos algumas das maravilhas que o TI proporciona na relação com seus clientes:

• Campanhas institucionais passam a ser mais atraentes;

• Amplia a qualidade das apresentações de serviços ou produtos;

• Permite maior agilidade e facilidade na divulgação das campanhas de marketing da empresa;

• Aprimora a definição do perfil de possível cliente ideal para seu negócio;

• Otimiza a integração com o banco de dados para melhorar o contato com os clientes.

Além disso, atualmente existe uma ferramenta chamada de Big Data e consiste em uma análise profunda das características e perfil dos clientes, a fim de definir o comportamento e posterior desenvolvimento de soluções apropriadas.

3 – Tenha a segurança da informação de ponta

A fragilidade das estruturas encontradas nas empresas coloca os empreendedores em constante incerteza. Isso porque, o receio de ser digitalmente furtado ou perder informações e dados importantes, ainda é grande.

Por outro lado, ao investir em tecnologia da informação e reunir uma equipe profissional e capacitada, a empresa aprimora sua segurança digital. Esses mesmos profissionais possuem o conhecimento para indicar qual a melhor forma de proteger as informações.

Seja por meio da instalação de antivírus corporativo ou proxy e firewall, o empreendimento passa a contar com uma muralha virtual de proteção aos dados. Aliado a isso está o combate ao mau uso da rede interna de computadores, que via de regra, está associado aos colaboradores.

A equipe de TI é responsável ainda por manter backups diários das informações obtidas no dia a dia. Essa ferramenta é imprescindível para assegurar a empresa contra perdas ou até mesmo contra acessos maliciosos de terceiros.

4 – Obtenha um sistema mais disponível

Até algum tempo atrás era impossível contar com informações disponibilizadas de forma imediata. Existia uma demora considerável na coleta e gestão esses dados, mas isso mudou completamente com a tecnologia da informação.

Quando integrado de maneira ímpar o setor de TI é responsável por garantir a integridade, reduzir a lentidão, eliminar as famosas “quedas de servidores” e ainda, extinguir o funcionamento irregular.

Como resultado, a gestão conta com informações disponíveis de imediato e onde o gestor estiver. Desde que corretamente licenciados, ou seja, adquirir as licenças necessárias para os acessos, os envolvidos podem:

• Refinar a organização das tarefas e rotinas;
• Fomentar a extensão da produtividade com a ampliação das aplicabilidades do sistema;
• Definir e sincronizar de maneira independente as metas e objetivos de cada setor;
• Acesso aos dados e informações de maneira simplificada e direta.

5 – Vantagens para o financeiro e fiscal da empresa

Quanto maior o porte do empreendimento, maior será a quantidade de dados e informações geradas. Nesse cenário é vital manter tudo sob controle, a fim de executar uma gestão empresarial de qualidade e saudável.

A tecnologia da informação se faz substancialmente relevante para essa gestão, pois oferece diferentes soluções que controlam os aspectos empresariais. Seja no pagamento mensal dos colaboradores ou no gerenciamento do fluxo de caixa, empresas de diferentes nichos podem absorver tais recursos.

Veja algumas das soluções que oferecem um ambiente digital para o seu negócio:

• Aplicativos e softwares para a gestão financeira;
• Backups dos dadosde forma automática e em nuvem;
• Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP) que facilitam e asseguram os controles fiscais e obrigatórios;
• Aplicativos e programas que oferecem relatórios gerenciais e interpretação dos dados.

Como você avalia o investimento agora?

É impossível ficar alheio a tantos benefícios advindos da tecnologia da informação. Basta dizermos que esse é o futuro que aguarda as empresas, pois cada vez mais essas soluções e estratégias serão polidas e melhor estruturadas.

Cabe somente a você determinar qual a taxa de sucesso quer alcançar no seu empreendimento. Afinal de contas, ter a tecnologia da informação como aliada é primeiro passo nessa longa jornada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *